Guia de introdução de nutrição esportiva - COMPLETO

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Guia de introdução de nutrição esportiva - COMPLETO

Mensagem por SeuCuca em Sab 12 Fev - 20:15

Introdução.

Antes de sair pulando nas ideias de qualquer dieta que apareça por , procure intender o que é uma dieta.


Nenhum programa de treinamento poderá alcançar sucesso se não for acompanhado
de nutrição adequada e compatível com a fase do treinamento em que o atleta se encontra,
especialmente se estiver fazendo uso de esteróides anabólicos.
Se adicionados todos os aspectos envolvidos no treinamento, a nutrição, como peça
fundamental, pode chegar a até 60% em importância, segundo muitos especialistas. Desta
forma, todas as pessoas envolvidas em um programa de treinamento sério devem estar
preparadas a dedicar muita atenção à alimentação. Isto envolve a abdicação de velhos
hábitos alimentares, tais como comer excessivas quantias de frituras, chocolates, bolos e
sorvete; envolve tempo e dinheiro, porque um culturista deve se alimentar muito
freqüentemente com alimentos de qualidade e isto custa caro, muito mais caro do que a
mensalidade da academia que muitos reclamam na hora de pagar. Portanto, se você quiser
crescer, esteja preparado para gastar bastante com a conta do supermercado.
Ainda existem muitos atletas que, com o objetivo de aumentar muito de massa
corporal, passam a comer excessivas quantias de calorias, acabando por desenvolver certa
massa muscular, porém coberta por muito tecido adiposo subcutâneo, o que, com roupa,
talvez impressione, mas, com calção na praia, fica mais parecido com aquele boneco da
Michellin que se vê em caminhão. Estas pessoas se esquecem de que um físico é muito mais
expressivo se for definido, mesmo parecendo menor sob a roupa.
Ainda existem aqueles que iniciam seus treinamentos já com níveis de obesidade. Nos
EUA cerca de 40% das pessoas adultas são obesas. A obesidade tem estreitas ligações com
o desenvolvimento de doenças arteriais, coronárias, hipertensão, diabetes mellitus, doenças
pulmonares e certos tipos de câncer. O nível de gordura corporal, bem como a massa magra
podem ser determinados cientificamente através de avaliação física (que será citada no guia
sobre treinamento).
A musculação, ao contrário do que muitos imaginam, é uma atividade bastante útil
para queimar calorias, tendo a características de continuar a gastar altas taxas de calorias
mesmo após ter cessado o treinamento, pois a volta à calma é gradual e lenta devido à
grande necessidade de reparação tecidual, enquanto atividades aeróbias, tais como corrida e
natação, queimam calorias em maior quantia apenas durante a atividade, tendo uma redução
de nível metabólico mais rápido.
Neste guia, iremos discriminar os diferentes grupos de alimentos, o cálculo das
necessidades calóricas, as dietas genéricas para ganho de peso e definição, e apresentar
alguns complementos alimentares mais usados e eficientes, utilizados no mundo do
culturismo.
Tudo o que for sugerido neste guia em termos de dieta é direcionado a
pessoas aparentemente saudáveis e, mesmo assim, um programa de dieta
totalmente direcionado às necessidades individuais de uma pessoa só pode ser
prescrito por um nutricionista ou médico nutrólogo.

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