A reserva de glicogenio

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A reserva de glicogenio

Mensagem por SeuCuca em Seg 14 Fev - 0:29

Na medida em que o álcool provoca uma série de efeitos no metabolismo dos carboidratos, é possível que a sua ingestão após o exercício prejudique a recuperação das reservas de glicogênio depletadas. Na ausência da ingestão de carboidratos, sabe-se que a ingestão de álcool debilita as reservas de carboidratos do fígado. Foi observado que, em ratos, a ingestão de álcool pode prejudicar as reservas de glicogênio dos músculos após a depleção por jejum ou exercício; no entanto, o efeito em seres humanos ainda não foi esclarecido. Burke e seus colaboradores realizaram uma investigação com seres humanos sobre os efeitos da ingestão de álcool em reservas de glicogênio dos músculos durante 8 e 24 horas de recuperação após sessão prolongada de ciclismo. Nesses estudos, os atletas adotaram três dietas diferentes de acordo com o exercício que provocava a depleção do glicogênio: com alto teor de carboidratos, com utilização de álcool (carboidratos reduzidos mais cerca de 120 g de álcool) e com consumo de álcool e carboidratos (cerca de 120 g de álcool mais dieta com alto teor de carboidratos). A reserva de glicogênio dos músculos sofreu redução significativa no caso das dietas com utilização de álcool na presença de ingestão inadequada de carboidratos. Diante da ingestão de grande quantidade de carboidratos, não havia indícios de que o álcool causou a redução na reserva de glicogênio dos músculos. Mas ela pode ter sido mascarada pela variabilidade das respostas de indivíduos diferentes.

A mensagem mais importante desse estudo é que a ingestão de álcool geralmente tem efeito indireto sobre o reabastecimento de combustíveis após o exercício. Provavelmente, as bebedeiras impedem que o atleta consuma a quantidade necessária de carboidratos; no final, os atletas não ingerem muitos alimentos nem optam por alimentos com alto teor de carboidratos nessas ocasiões. A ingestão de alimentos também pode ser afetada no dia seguinte, pois o atleta acaba dormindo mais para curar a ressaca.



Fonte: Livro Nutrição Esportiva / Ronald J. Maughan e Louise M. Burke; trad. Denise Regina de Sales - Porto Alegre: Artmed, 2004.






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