Brasileiro se alimento melhor, mas faz menos exercicios

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Brasileiro se alimento melhor, mas faz menos exercicios

Mensagem por SeuCuca em Seg 14 Fev - 0:34

Nem tudo é perfeito. O brasileiro está tendo uma alimentação mais saudável. Por outro lado, tem feito menos exercícios. É o que mostra estudo do Ministério da Saúde, divulgado quarta-feira. Os números principais do levantamento feito em 2009 revelam que 30,4% da população com mais de 18 anos optam por consumir frutas e hortaliças cinco ou mais vezes na semana, sendo que 18,9% – contra 7,1% em 2006 – consomem cerca de cinco porções diariamente destes alimentos, considerados mais saudáveis.

Quanto aos exercícios, só 14,7% dos adultos fazem atividades físicas no tempo livre com a regularidade considerada ideal – 30 minutos diários, cinco vezes por semana. Considerando aqueles que se deslocam para o trabalho ou para escola a pé ou de bicicleta, o índice vai a 30,8%.

– A alimentação adequada e a prática regular de exercício ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e câncer – diz o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Sedentários

Os dados sobre o perfil da alimentação do brasileiro e o hábito de fazer atividade física integram levantamento realizado todo ano pelo ministério. Foram entrevistadas 54.367 pessoas entre 12 de janeiro e 22 de dezembro de 2009. Apesar da melhora relativa nos hábitos alimentares, o ministério alerta para o aumento no consumo de alimentos com alto teor de açúcar e gordura e do número de sedentários no país.

– Hoje observamos um predomínio de alimentos com alto teor de gordura e açúcar na dieta do brasileiro, e isso não é compensado com aumento de atividades físicas. Pelo contrário, as pessoas estão mais sedentárias – alerta Deborah Malta, uma das responsáveis pela pesquisa.

O estudo mostra que houve aumento do número de sedentários no país, que hoje representam 16,4% da população. São pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, nos deslocamentos, na limpeza da casa ou outros trabalhos pesados. Esse índice é 24% maior que o registrado em 2006, quando havia 13,2% de sedentários.

A televisão é um dos fatores que levam ao sedentarismo, diz a pesquisa, que mostrou que 25,8% dos adultos passam três ou mais horas em frente à TV, cinco dias ou mais na semana.

– Isso demonstra que as pessoas optam cada vez mais por um lazer passivo em vez de praticar esportes ou outras atividades físicas – afirma Deborah.

Se em relação às atividades físicas, a situação piorou, por outro lado está havendo uma maior preocupação com o consumo de frutas e hortaliças. A mudança seria resultado da conscientização da população, devido tanto a programas oficiais quanto à difusão de informações sobre alimentos saudáveis pelos meios de comunicação.

Carnes

Um dos aspectos considerados positivos quanto ao hábito alimentar do brasileiro é a queda de 15,8% no consumo de carnes vermelhas gordurosas ou pele de frango. Em 2009, 33% dos adultos comiam carnes com excesso de gordura contra 39,2% em 2006.

Se a televisão é a vilã do sedentarismo, os refrigerantes e sucos artificiais açucarados cumprem este papel no quesito alimentação. Ao todo, 76% dos adultos bebem esses produtos pelo menos uma vez na semana, e 27,9%, cinco vezes ou mais na semana. Na faixa de 18 a 24 anos, o índice sobe: 42,1% bebem refrigerantes quase todos os dias

Já o consumo de feijão está caindo. Rico em fibras e ferro, em 2009 fez parte do cardápio de 65,8% dos adultos cinco ou mais vezes na semana. Em 2006, o índice era 71,9%, uma queda de 8,4% em três anos.

– O feijão requer tempo de preparado e pressupõe uma comida caseira. Com a mudança no estilo de vida da população, ele está saindo da rotina do brasileiro – afirma Deborah.





_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
SeuCuca - TF Moderador #11

• Equipe Musculação Brasil
Tudo que você deseja saber sobre musculação em um único lugar!
avatar
SeuCuca
Moderador

Mensagens : 558
Data de inscrição : 10/02/2011
Idade : 24
Localização : Curitiba-PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Brasileiro se alimento melhor, mas faz menos exercicios

Mensagem por Ligabo em Qua 9 Mar - 21:23

Tem um estudo q indica q o brasileiro tá comendo mt merda, tipo mais mcdonalds, gorduras, bobeiras em geral, e se exercitando errado(ou q nem boiola naquelas academias moderninhas).

Ai dá nisso! Brasil terá tanto obeso qnt os EUA em alguns anos, mas não terá 10% dos atletas de alto nivel q existem lá.

Ligabo

Mensagens : 30
Data de inscrição : 24/02/2011
Idade : 32
Localização : Barra Mansa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Brasileiro se alimento melhor, mas faz menos exercicios

Mensagem por MarinhoBF em Qui 10 Mar - 8:04

Concordo Ligabo, pelo que eu vejo hoje na rua é neguinho comendo salgados, bebendo refrigerante e 80% da população com sobre peso, 10% completamente desnutridos, 5% na média e apenas uns 5% que parecem se cuidar...

Chuto esse percentual, fato é que ser refém de uma dieta é muito dificil, nosso corpo as vezes precisa, psicologicamente, de um estímulo...

Mas como o brasileiro tem feito, de estimular a "porcaria" e "trash food" sempre... é complicado, em breve nos tornaremos um EUA!

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
MarinhoBF - TF Moderador #02
• Equipe Musculação Brasil
Tudo que você deseja saber sobre musculação em um único lugar!
avatar
MarinhoBF
Moderador

Mensagens : 774
Data de inscrição : 11/02/2011
Idade : 28
Localização : São Paulo SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Brasileiro se alimento melhor, mas faz menos exercicios

Mensagem por St.Patrick em Qui 10 Mar - 9:19

eu ja falei... agora só mando refri e porcarias domingo... no maximo sabado se eu forçar um segundo dia de lixo... dias de semana só "natureba"
avatar
St.Patrick
Administrador

Mensagens : 655
Data de inscrição : 19/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Brasileiro se alimento melhor, mas faz menos exercicios

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum