Idosos e treinamento com pesos

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Idosos e treinamento com pesos

Mensagem por SeuCuca em Seg 14 Fev - 1:02

O treinamento com aparelhos para exercícios com pesos tem se mostrado a mais eficiente e segura forma de condicionamento físico para idosos. Numerosos trabalhos científicos documentam as qualidades desses exercícios em pessoas com mais de 65 anos de idade. Na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o CECAFI mantém há quatro anos um curso de especialização para professores de educação física, fisioterapeutas e médicos, sobre os aspectos científicos e técnicos dos exercícios com pesos para idosos, e oferece bolsas de estudos para a Secretaria de Esportes e Turismo do Estado, tendo já formado vários professores do Conjunto Esportivo Baby Barioni.

Entre os efeitos mais importantes dos exercícios com pesos para idosos estão:

- o acentuado fortalecimento dos ossos;
- o aumento da massa muscular, da força e da resistência;
- a redução da gordura corporal.
Como qualquer tipo de atividade, ajuda a evitar e tratar doenças como:

as de coração, a pressão alta, a obesidade, o diabetes, a osteoporose e vários tipos de reumatismo.

A perda de massa muscular dos idosos é um dos mais sérios problemas do envelhecimento. Entre os 25 e os 50 anos, perde-se em média 10% da massa muscular e, dos 50 aos 80 anos, 30%. Com isto diminui a taxa metabólica do organismo, o que favorece várias doenças e também diminui a proteção das articulações e a capacidade de trabalho. Mulheres idosas conseguem aumentar em 10% a massa muscular e em até 200% a força, em poucos meses de treinamento com pesos.

A segurança é outro aspecto importante do treinamento com pesos. Os exercícios em aparelhos para musculação podem ser mais suaves do que caminhar. Não apenas as cargas podem ser adaptadas para as pessoas mais debilitadas, mas também as amplitudes dos movimentos, possibilitando os exercícios de pessoas com sérios problemas nas articulações. Não existem grandes esforços no treinamento bem orientado e a possibilidade de quedas e acidentes é mínima. Os exercícios são agradáveis e não aceleram a pulsação e nem a respiração. Com apenas duas curtas sessões de exercícios por semana já é possível conseguir excelentes resultados.

Recentemente se demonstrou que o coração suporta melhor os exercícios com pesos do que os chamados aeróbios, como o trote e o pedalar suaves.

Atualmente, os exercícios com pesos estão sendo propostos para a reabilitação cardíaca, com início de três a seis semanas após a alta hospitalar por infarto do miocárdio.

Assim sendo, por diversas razões cada vez mais pessoas idosas estão se exercitando com pesos em todo o mundo, entusiasmadas com os rápidos efeitos e com o prazer da atividade.





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