Hemograma

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Hemograma

Mensagem por SeuCuca em Seg 14 Fev - 1:05

O hemograma é um exame laboratorial que mensura cada um dos três principais tipos de células sangüíneas: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Os glóbulos vermelhos contêm uma substância chamada hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio por todo o organismo. Alterações fisiológicas podem ocorrer por exercícios fisicos e refeições gordurosas.

Os eritrócitos são os glóbulos vermelhos do sangue, importantes no transporte do oxigênio para os tecidos e na retirada de gás carbônico resultante do metabolismo celular. Esse transporte somente é possível através da hemoglobina contida nos glóbulos vermelhos. O hemograma é fundamental para o diagnóstico de anemia.

<!--[if !supportEmptyParas]--> <!--[endif]-->
ERITROGRAMA
<!--[if !supportEmptyParas]--> <!--[endif]-->

VALORES DE REFERÊNCIA RECOMENDADOS PARA ADULTOS

íNDICES
SEXO MASCULINO
SEXO FEMININO

eritrócitos (milhões/ml)
5,3 ± 0,8
4,7 ± 0,7

hemoglobina (g/dl)
15,3 ± 2,5
13,8 ± 2,5

hematócrito (%)
47 ± 7
42 ± 6

VCM fl (femtolitros)
89
89


Já os leucócitos são os glóbulos brancos: variam de 4500 a 11.000 mil glóbulos brancos por mm3 de plasma sangüíneo. Constituem basicamente o sistema de defesa do organismo. Dentre eles podemos citar os neutrófilos, os eosinófilos, os monócitos e os linfócitos.

Nos intervalos entre os ciclos de esteróides, verifica-se uma queda no sistema imune, sendo, portanto, interessante a verificação dos níveis dos leucócitos nesses períodos.

<!--[if !supportEmptyParas]--> <!--[endif]-->
VALORES DE REFERÊNCIA PARA LEUCÓCITOS

<!--[if !supportEmptyParas]--> <!--[endif]-->
%
/uL

Bastonetes
1 a 4
40 - 400

Segmentados
40 - 70
1600 - 7000

Eosinófilos
1 - 4
100 - 600

Basófilos
0-3
0-200

linfócitos
18 - 48
1000 - 4500

Monócitos
3 -10
200 -1000


O exercício atua positivamente na melhora da imunidade. Seu efeito benéfico parece resultar de interações complexas entre efeitos psicológicos e fisiológicos. Dentre elas, salienta-se a redução do estresse, a melhoria da função cardio-pulmonar e a educação do regime alimentar. Em indivíduos normais, o número e a atividade dos linfócitos (em especial as células NK) aumentam durante o exercício. Após o término da atividade física, há um período de imunossupressão, uma diminuição no número e na atividade dessas células. Essa queda pode persistir por até 6 horas.





_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
SeuCuca - TF Moderador #11

• Equipe Musculação Brasil
Tudo que você deseja saber sobre musculação em um único lugar!

SeuCuca
Moderador

Mensagens : 558
Data de inscrição : 10/02/2011
Idade : 23
Localização : Curitiba-PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum