Introdução sobre exames laboratoriais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Introdução sobre exames laboratoriais

Mensagem por SeuCuca em Seg 14 Fev - 1:32

Aqui iremos citar e discutir alguns dos exames laboratoriais que deveriam ser realizados constantemente por aqueles que ainda insistem em utilizar ergogênicos farmacológicos. Vale ressaltar: é prudente que, antes de se iniciar um ciclo, todos os resultados dos exames laboratoriais encontrem-se dentro dos valores de referência. Durante um ciclo, algumas alterações são inevitáveis, principalmente nos níveis de colesterol sangüíneo, na produção de testosterona e nas funções hepática e renais. Porém, deve-se tomar as medidas necessárias para que essas alterações sejam minimizadas e que os níveis retomem a normalidade logo após o término da administração. Um novo ciclo somente deveria ser realizado quando todas as funções orgânicas estiverem dentro da normalidade. Sugere-se a realização de novos exames apenas quando não houver mais a ação das últimas drogas utilizadas (para isso entenda sobre a meia vida das drogas). Se estes forem realizados imediatamente após o término de um ciclo, as variáveis ainda podem estar alteradas e não servirão como parâmetro, especialmente se a última droga aplicada for de meia vida, média ou longa.

É muito comum observar entre culturistas, um gasto extremo com suplementos e drogas. Gasto que muitas vezes é desnecessário, pois nem sempre o uso é bem orientado. Porém, normalmente esse investimento parece não ocorrer quando o assunto é prevenção. Acontece que alguns indivíduos esquecem que se não cuidarem da saúde, não poderão praticar o esporte que tanto os atrai por muito tempo. Temos a certeza de que os custos com exames laboratoriais e substâncias que possam atuar positivamente, minimizando os efeitos colaterais das drogas, são ínfimos quando comparados com suplementos e drogas.

Deixamos claro que os valores que citamos como referência, são apenas um padrão, pois cada laboratório possui kits próprios com seus respectivos valores de referência. Além disso, existem vá­rios fatores que podem afetar os resultados dos exames, tais como:

Coleta da amostra: tubo incorreto, identificação incorreta da amostra, volume da amostra inadequado, garroteamento demorado, amostra inválida, coleta em momento errado, condições inapropriadas de transporte e armazenamento.

Variações intraindividuais: dieta, horário da coleta, postura, exercícios físicos, ciclo menstrual, gravidez, estilo de vida, altitude e uso de drogas.

Variações interindividuais: idade, sexo e raça.



Fonte: Guerra Metabólica (Manual de Sobrevivencia), 2º Edição, Waldemar Marques Guimarães Neto e Rodolfo Anthero de Noronha Peres





_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
SeuCuca - TF Moderador #11

• Equipe Musculação Brasil
Tudo que você deseja saber sobre musculação em um único lugar!

SeuCuca
Moderador

Mensagens : 558
Data de inscrição : 10/02/2011
Idade : 23
Localização : Curitiba-PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum