Agachamento

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Agachamento

Mensagem por dra_g em Sex 18 Fev - 1:39

Meninas li uma materia sobre agachamento e decidi compartilhar com vcs sobre esse exercicio que eu acho importantérrimo para o deselvolvimento das pernocas e dos gluteos.
Pois ja conversei com muitas amigas e vejo nelas um certo receio em fazer agachamento.
"Ah, vai prejudicar meu joelho"
"Ah, é muito dificil"
"Ah, nao posso , tenho medo de ter problemas com a lombar"

Achei um texto interessantissimo que desmente essas afirmações, e deixa vc sem desculpa nenhuma para não praticar o agachamento.


Agachamento e coluna


Escrito por Profª Elke Oliveira


Na primeira parte do estudo (Agachamento e joelho), ficou claro que o agachamento:
- Não traz prejuízo para o joelho.
- Este exercício pode, deve e tem sido usado com fins terapêuticos.
- As lesões no joelho geralmente são causadas pela combinação de altos volumes de treinamento e técnica inapropriada.
- As forças tensionais e compressivas desse tipo de exercício estão totalmente dentro das capacidades fisiológicas e articulares.

Na segunda parte, será abordado o tema: agachamento e coluna.

Coluna


A dor lombar normalmente é atribuída à prática do agachamento, o que é pouco provável. Contudo, devemos ressaltar que os mecanismos da dor lombar ainda não estão totalmente esclarecidos e sua causa pode ser uma manifestação que envolve vários fatores. Se os exercícios forem realizados de maneira racional, com técnica correta, o risco de lesão é mínimo.

Veja o exemplo do estudo feito por GRANHED et al em 1988, no qual levantadores de peso (que realizam agachamento com cargas elevadíssimas, além de outros exercícios que "sobrecarregam" a coluna), lutadores, e grupo controle, foram submetidos a exames para registrarem a incidência de dor lombar. Os dados demonstraram que os levantadores de peso relataram a menor taxa (21%), quando comparados aos lutadores (59%) e o grupo controle (31%). Um dado interessante, os grupos dos atletas em geral parecem ter maior tolerância à dor quando comparados ao grupo controle.

A grande preocupação, entre os praticantes desse exercício, é se com o passar do tempo a realização de agachamentos não traria conseqüências negativas para coluna tais como: degeneração dos discos intervertebrais, perda da mobilidade e dores na lombar. E se quando comparado a outras modalidades, como a supostamente segura e arbitrária corrida, as conseqüências não seriam mais graves? Para responder estes questionamentos RATY et al (1997) compararam atletas em fim de carreira de diferentes modalidades (jogadores de futebol, levantadores de peso e corredores).

A mobilidade lombar foi medida através do flexicurve method, degeneração do disco por ressonância magnética e dor lombar através de uma entrevista. Eles concluíram que a amplitude de movimento não apresentou pioras com o avanço da idade adulta; a altura do disco foi alterada, porém sem nenhum prejuízo para o individuo. Comparando todos os dados não houve diferença significativa entre os grupos, sugerindo que a execução do agachamento poderia trazer danos, em longo prazo, e que a corrida seria mais segura.

Será realmente grande o índice de lesão na realização do agachamento?

RASKE E NORLIN (2002), realizaram um estudo, no qual participaram mais de cem levantadores olímpicos e basistas, procurando registrar as taxas de lesões sofridas por estes atletas. A primeira parte do estudo foi realizada em 1995 e a segunda, em 2000. O total de lesões encontrado não ultrapassou 2,6 por 1000 horas de treino e a mais comum foi na região lombar 0,43 / 1000h de treino. Já com corredores as taxas de lesão chegavam perto de 12,1 a cada 1000h de treinamento, dependendo do tipo de prova (VAN MECHELEN, 1992).

Considerações finais


A grande maioria dos indivíduos que tenta condenar o agachamento (É perigoso!!! - Vai machucar o joelho!!! - Cuidado com a coluna!!!) deve reavaliar seus conceitos. Está claro que o perigo se encontra na prática indiscriminada, nos volumes de treinamento que chegam a números alarmantes. Normalmente fazem-se 20 séries por sessão (5 exercícios com 4 séries cada). Somando isto às atividades ergométricas e a uma técnica inapropriada, os prejuízos para nossas estruturas tornam-se quase inevitáveis.

Para evitar problemas nesta região, duas atitudes devem ser desestimuladas: inclinação exagerada à frente e utilização de cargas excessivas (que prejudiquem a técnica). Entretanto, a preocupação com a execução desse tão temido exercício não deve se restringir apenas a questões metodológicas (ângulos, repetições, posicionamento dos pés...) e riscos de lesões. Outras variáveis do treinamento são muito importantes: relação volume-intensidade, lesões pré-existentes, fatores de risco (como algum desvio grave de postura), doenças degenerativas da articulação (artrose, osteoartrite, osteoartrose), osteoporose, pinçamento de nervos etc.

A anamnese e uma boa avaliação física continuam sendo de grande valia para se chegar a um pré-diagnóstico etiológico das doenças da coluna vertebral. No caso de dúvidas em relação às patologias, um médico (especialista) deverá ser consultado. É imprescindível ter um bom professor para lhe ensinar a técnica correta do exercício. Nunca tente fazer o agachamento sem o acompanhamento de um profissional de Educação Física, muito menos auto prescreva uma série.



Leia a primeira parte do artigo: Agachamento e joelho



Referencias bibliográficas

GRANHED H, MORELLI B.Low back pain among retired wrestlers and heavyweight lifters.Am J Sports Med 1988 Sep-Oct;16(5):530-3
RASKE A, NORLIN R. Injury incidence and prevalence among elite weight and power lifters. Am J Sports Med 2002 Mar-Apr;30(2):248-56
RATY HP, BATTIE MC, VIDEMAN T, SARNA S. Lumbar mobility in former elite male weight-lifters, soccer players, long-distance runners and shooters. Clin Biomech (Bristol, Avon) 1997 Jul;12(5):325-330.
VAN MECHELEN W. Running injuries. A review of the epidemiological literature. Sports Med 1992 Nov;14(5):320-35


Profª. Elke Oliveira - Educadora Física
Graduada em Educação Física pela Universidade de Brasília
Pós-graduada em Musculação e Treinamento de Força pela Gama Filho e em Fisiologia do Exercício pela Veiga de Almeida
Membro do Gease


Fonte:
GEASE - Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercício
www.gease.pro.br

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Meninas , resumindo: não há porque temer fazer o agachamento pois ele não é prejudicial a menos que seja feito de forma incorreta.
Vou dar algumas dicas para voces sobre a execução::
1): Comece sempre fazendo apenas com a barra q sem nenhum peso até vc adquirir a técnica e descer com segurança e equilibrio (agachar mesmo, nada de meio movimento, vc deve fazer um anglo de 90 graus com as pernas. Quando eu estava aprendendo minha instrutora me deu uma dica muito boa, ela me disse para empinar a bunda para tras e fingir que estava sentando em um banquinho.
2):Na hora de descer com a barra jamais ultrapasse o joelho da linha dos pés. No começo dá aquela vontade de olhar pra baixo, por isso sempre faça na frente de algum espelho.
3): Deem preferencia para o agachamento livre, pois a qualidade do exercicio é maior que na barra guiada. Aqui esta outro artigo interessante que fala sobre isso: http://www.emforma.net/treino/exercicios-especificos/agachamento-com-barra-livre-e-superior-ao-agachamento-em-maquina-smith/

Agora estarei colocando algumas fotos de agachamentos:

Agachamento livre








Avanço:



Sumo:





Hack:




Barra guiada (Smith)



Frontal


dra_g

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Re: Agachamento

Mensagem por Admin em Sex 18 Fev - 9:09

Bela contribuição dra_g, é um ótimo incentivo pra difundir ainda mais este ótimo exercício Wink

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Re: Agachamento

Mensagem por Nave Importados em Dom 13 Mar - 15:11

tem que mostrar isso na cara dos professores não informados!

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Re: Agachamento

Mensagem por carlinhonit em Seg 14 Mar - 17:27

Treinar pernas sem agacho não é a mesma coisa.

carlinhonit

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Re: Agachamento

Mensagem por ##pk## em Seg 28 Mar - 13:44

sou o unico homen da minha academia que faz
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Re: Agachamento

Mensagem por Bárbara Lopes em Ter 21 Ago - 16:43

ótimoooooo artigo!! eu tenho problemas na lombar (lordose) e qdo eu faço agachamento no smith eu sinto muita dor. troquei pelo livre e ta ótimo! sem dores e consegui até aumentar a carga, e a execução do exercício fica mais bem feita.

Bárbara Lopes

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Re: Agachamento

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