Benefícios proporcionados pela musculação estética

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Benefícios proporcionados pela musculação estética

Mensagem por Sulplemento em Ter 19 Jul - 23:18

No ambiente estético a musculação objetiva modelar as formas do corpo enfatizando um trabalho de aumento do volume muscular e de obtenção da simetria corporal. tudo isso deve ser realizado dentro dos limites da normalidade, respeitando todos os princípios do treinamento físico com um destaque maior sobre o princípio da individualidade biológica (Barbanti, 1990). Os principais benefícios proporcionados pela musculação estética e que auxiliam na melhoria da qualidade de vida dos praticantes são: aumento da massa corporal metabolicamente ativa e melhoria da auto-imagem.


Aumento da massa corporal metabolicamente ativa
Hoje em dia as academias recebem um grande número de novos alunos que aparecem a procura de melhorias estéticas nas formas de seus corpos. O objetivo principal, sem dúvida, é a hipertrofia muscular. Atualmente sabe-se que este processo de hipertrofia ocorre pelo aumento sarcoplasmático das células musculares, mais especificamente através da maior atividade orgânica no sentido da síntese protéica. Coutinho (2001) relata que a manutenção ou aumento da massa muscular representa também um aumento na taxa metabólica basal, ou seja, quando o indivíduo consegue provocar hipertrofia muscular pela prática de exercícios contra resistência, provoca também o aumento da massa corporal metabolicamente ativa, fazendo com que o seu gasto energético em repouso seja maior. Este fato é de bastante importância para a melhoria da qualidade de vida em pessoas que estão em processo de emagrecimento ou que estão em processo de manutenção da massa corporal, já que atualmente se tem conhecimento de que o indivíduo que emagrece perdendo músculo vai diminuir o seu gasto metabólico basal e aumentar sua tendência para engordar novamente, provocando o chamado "efeito ioiô" (idem). Portanto, o aumento da massa muscular representa uma grande melhoria na qualidade de vida, principalmente no que se refere a diminuição dos efeitos provocados pela obesidade.

Melhoria da auto-imagem
Na sociedade contemporânea atual existe uma excessiva preocupação com o corpo. A estética e sua relação com a imagem corporal tornou-se alvo de inúmeros estudos na área da psicologia durante os últimos anos. Os resultados da grande maioria destes estudos apontam para a existência de um binômio estética - relação interpessoal. Em linhas gerais, pode-se dizer que as pessoas insatisfeitas com a sua imagem corporal apresentam maiores dificuldades de relação interpessoal do que aquelas plenamente satisfeitas com os seus corpos. Isto implica em dificuldades de socialização e tendência ao isolamento, o que pode ocasionar futuramente o aparecimento de comportamentos depressivos. A musculação estética surge então como uma forma de modelagem corporal física do ser humano que proporciona ao mesmo melhorias de auto-imagem, auto-conceito e auto-confiança (Pontes, 2003).
avatar
Sulplemento

Mensagens : 10
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 37
Localização : Tubarão

http://www.sulplemento.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum